Programação & local do evento

O I Fórum de Mídia Livre acontecerá dias 14 e 15 de junho de 2008 (sábado e domingo), das 9h às 17h (com pausas entre os debates e grupos de trabalho).

Será realizado no campus da UFRJ da Praia Vermelha, no Auditório Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e salas anexas. Endereço: Avenida Pasteur, 250 – Praia Vermelha. O Auditório Pedro Calmon fica no segundo andar do FCC.

Confira aqui os eixos temáticos a programação completa do evento.

>> Programação: dinâmica <<

SÁBADO, 14 DE JUNHO

9h às 12h - Mesa de abertura
ABERTURA DO FÓRUM com convidados e coordenadores do Fórum de Mídia Livre, com Apresentação/Distribuição de documento com questões, propostas, provocações iniciais do Fórum da Mídia Livre em torno dos eixos temáticos. Debate geral com os participantes. Dinâmica da Desconferência: 5 ou 6 convidados preparam uma fala/pauta/provocação de 5 a 10 minutos e depois abre-se a roda para todos que quiserem se inscrever e falar, com um limite de tempo. (TRANSMISSÃO ON-LINE)

12h às 14h - Almoço

14h às 18h - Grupos de Desconferências com cinco eixos temáticos
Reunião paralela dos Grupos de Trabalho, moderados por um Coordenador e a participação de convidados (ver abaixo), com objetivo de propor um documento enxuto com considerações, encaminhamentos, propostas, em torno das questões do eixo temático do grupo. (TRANSMISSÃO ON-LINE)

>>Programação: Eixos Temáticos <<
Os nomes abaixo ainda estão sendo confirmados.

1) Democratização da Publicidade Pública e dos Espaços na Mídia Pública

A questão das verbas públicas de publicidade e propaganda e a garantia pelo poder público de espaços para os veículos da mídia livre nas TVs e nas rádios públicas, assegurando assim maior diversidade informativa e amplo direito à comunicação e outras propostas concretas e pragmáticas. Trabalhar com o conceito de verbas livres.

Coordenador: Renato Rovai (Revista Fórum). Relator: Rodrigo Brandão (Comitê Rio do FML). Convidados: Antonio Mello (Blog do Mello); Claiton Mello (Gerência de Marketing da Fundação Banco do Brasil); Dario Pignotti (Ansa, Página 12 e Manifesto); Emir Sader (CLACSO e UERJ); Rodrigo Gueron (Le Monde Diplomatique e revista Global); Joaquim Palhares (Agência Carta Maior); Mário Augusto Jakobskind (Brasil de Fato); Robinson Almeida (secretário de Comunicação do Governo da Bahia).

2) Políticas Públicas de Fortalecimento da Mídia Livre
Regulamentações, Lei Geral da Comunicação, Direito à Comunicação, TV Pública, Telefonia e Internet Pública, Convergência das Mídias, Pontões de Cultura Digital, etc.

Coordenador: Antonio Biondi (Intervozes). Convidados: Caetano Ruas (Circo Digital/Pontão de Cultura Digital); Jorge Bittar (deputado federal PT-RJ); Lalo Leal (professor da USP); Marcos Dantas (professor PUC-RJ); Gustavo Gindre (Intervozes).

3) Fazedores de Mídia
Mapeamento/discussão da rede de produtores de mídia livre, coletivos, sites, jornais, canais, empresas, agências, movimentos sociais que fazem mídia, propostas que tenham o "público" e o "comum" como referência pensando na constituição de um Portal de Mídia Livre. A questão da mídia "contra-hegemônica" e a potencialização da difusão mundial de outras formas de sentir, pensar e agir.

Coordenador: Altamiro Borges (Vermelho). Relator: Leandro Uchoas. Confirmados: Bárbara Szaniecki (Revista Global); Beto Almeida (Telesur); Fátima Lacerda (Agência Petroleira de Notícias); Patricia Canetti (conselheira titular de Arte Digital do CNPC - Conselho Nacional de Política Cultural); Paulo Lima (Revista Viração).

4) Formação para Mídia Livre
Como as Universidades, experiências de educação não-formal, escolas livres, empresas, ongs, coletivos, etc., podem contribuir pela construção de uma “mente livre” para formar “midiativistas”, jornalistas, radialistas, editores, publicitários, assessores, artistas, etc., que sejam criadores de atitudes agregadoras, conteúdos e pautas de fato novas, apontando e construindo assim novos e potentes cenários de expressão, trabalho e mudança.

Coordenadora: Ivana Bentes (ECO/UFRJ e Universidade Rede Nômade); Confirmados: Augusto Gazir (Escola Popular de Comunicação Crítica - ESPOCC); Bernardo Brant (Oficina de Imagem); Evandro Vieira Ouriques (Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência - NETCCON.ECO.UFRJ); Fábio Mallini (UFES); Hamilton Octavio de Souza (Jornalismo-PUC); João Pedro Dias Vieira (professor da Uerj); Márcio Blanco (Observatório de Favelas); Rosane Svartman (Nós do Morro); Marcus Faustini (Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu); Zilda Ferreira (Educom); Mardônio Barros (MST).

5) Mídias Colaborativas, Novas Mídias
Apresentação/discussão dos movimentos, projetos, ferramentas e tecnologias de criação livre (Software Livre, Creative Commons, Wiki, P2P, sites e portais colaborativos, etc.) e políticas de acessos e capacitação para o uso dessas ferramentas, implantação de ferramentas livres/não-proprietárias nos serviços públicos e mídias livres.

Coordenador: Gustavo Barreto (Consciência.Net) e Anselmo Massad (Revista Fórum). Confirmados: Claudia de Abreu (Comunicativistas); Ermanno Allegri (ADITAL); Oona Castro (Overmundo/Intervozes); Rita Freire (Ciranda); Márcia Corrêa (Bem TV).

DOMINGO, 15 DE JUNHO

9h às 12h - Plenária de leitura e aprovação dos relatórios com espaço para intervenções dos convidados, representando movimentos sociais, centrais sindicais, governos, partidos políticos etc.
Apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho. Discussão ampla e geral e Apresentação/Esboço de documento/manifesto do I Fórum da Mídia Livre, sintetizando as proposições e apontando prioridades. Debate. (TRANSMISSÃO ON-LINE)

ALMOÇO - 12h às 14h

14h às 18h - Feira de projetos em espaço de sinergia
Oficinas, Encontros Regionais, iniciativas livres, encontros específicos, atividades propostas, apresentação de materiais produzidos durante o Fórum, nas Oficinas etc.

18h - Evento de encerramento
FESTA/Confraternização - Campus da Praia Vermelha e lugares em fase de proposição.

Outras atividades e estrutura:

Quiosques, espaços de apresentação de projetos de mídia, exposição, distribuição de jornais, revistas, impressos, DVDs, livros, estação de queima de CDs e DVDs com conteúdos livres, apresentação de rádios comunitárias e canais de TV, convite para grupos e coletivos apresentarem trabalhos etc. Ocupação do Campus da Praia Vermelha com uma Feira Livre.

Haverá uma Sala de Imprensa para garantir a cobertura do evento pelos veículos de mídia livre.

Assinam pelo Grupo de Trabalho Executivo (GTE) do I Fórum de Mídia Livre:
Altamiro Borges, Antonio Biondi, Gustavo Barreto, Ivana Bentes, Joaquim Palhares, Marcos Dantas, Paulo Salvador e Renato Rovai.

>> Serviço <<

I Fórum de Mídia Livre
14 e 15 de junho de 2008, das 9h às 16h
Escola de Comunicação da UFRJ


Exibir mapa ampliado

Para aqueles que são de outros Estados, está disponível o telefone (21) 9250-9594 (Gustavo, do Comitê RJ do Fórum de Mídia Livre) para quaisquer dúvidas na cidade.

Endereço:
Auditório Pedro Calmon do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ
Palácio Universitário da Praia Vermelha
Av. Pasteur, 250 / 2º andar
Urca - RJ (esquina com Av. Venceslau Brás)

Como chegar ao Forum de Ciência e Cultura da UFRJ:
Ao lado do Instituto Philippe Pinel. Em frente ao Iate Clube do Brasil. Próximo aos Shoppings Rio Sul e Rio Plaza.

Linhas de ônibus:
Sentido zona sul - centro: ponto de desembarque em frente ao Instituto Philippe Pinel.
Sentido centro - zona sul: ponto de desembarque em frente ao Rio Plaza Shopping, ponto logo após o túnel sob o viaduto do Mirante do Pasmado

Metrô:
A estação mais próxima é a de Botafogo (saída Nelson Mandela). Seguir a Rua Voluntários da Pátria sentido praia, prédio do Mourisco, cruzar as Avenidas do Aterro (passarela), seguir em direção a Urca. Caminhada de 20 minutos.

Como estacionar:
Dentro do Campus o acesso é restrito aos professores, funcionários e alunos. Normalmente, cheio a partir de 10h. Vaga certa nas ruas transversais à Av. Pasteur e estacionamento dos shoppings Rio Sul e Rio Plaza.

* * *
Dilvulgue o Fórum!
Já estão disponíveis três opções para cada um divulgar o I Fórum de Mídia Livre. Na barra lateral (à esquerda), além do release do evento (aqui), o midiativista já pode baixar o cartaz para impressão (em PDF, aqui) e os banners digitais (aqui) para inclusão em sites e blogs. Em relação aos cartazes impressos, o Grupo de Trabalho Executivo (GTE) do evento está se mobilizando para enviar para os Comitês Locais os materiais, que serão impressos no Rio de Janeiro. Informações adicionais no forumdemidialivre@gmail.com

Nenhum comentário: