Fórum de Mídia Livre: a reunião em Fortaleza

A base social e o movimento em torno da comunicação são mais importantes que os recursos, que também têm sua importância (...) Leia sobre o debate realizado no Ceará, em 08/04/2008.

Fala Palhares
- Já aconteceram reuniões em diversos estados, entre eles: RJ, SP, CE, PA, RS, MG, SE, BA, DF.
- A idéia é a democratização da mídia, a partir do fortalecimento da mídia alternativa.
- O Fórum pretende levar o debate sobre a distribuição da verba pública para todos os meios e não apenas para as grandes corporações midiáticas.
- Outra idéia é repensar o papel da Universidade, na formação dos estudantes.
- Deve-se ter a reflexão de quem a mídia defende?
- A idéia do Fórum surgiu a partir da crise da Carta Capital que pensou como essas dificuldades em fortalecer iniciativas de mídia alternativa poderia ser um problema geral. Com isso, viu-se a importância de realizarem-se encontros com outras experiências Brasil afora, reunindo todos num grande encontro em maio.
- A partir disso, pode se estabelecer e se consolidar um movimento de pressão no governo pelo melhor ‘rateamento’ das verbas para a comunicação, bem como a unificação dos procedimentos e idéias em torno da mídia alternativa.

Debate
- É preciso fazer um debate sobre o nome do Fórum, a partir do debate sobre o que é Mídia Livre. De que formas se constituem as mídias livres?
- Será que não seria o caso das mídias livres e alternativas buscarem manter-se do que angariar fundos do Estado?
- É preciso ter uma visão de classe sobre os meios de comunicação e o que eles representam. Será que temos condições de disputar?
- A base social e o movimento em torno da comunicação são mais importantes que os recursos, que também têm sua importância.
- O Poder Público pode ser apoiador, a partir das verbas publicitárias que podem ser destinadas a esses veículos ou mesmo por editais.
- Não se deve optar pelo fracionamento das ações em comunicação popular e alternativa. Devemos fazer um esforço pra aglutinar os movimentos e as iniciativas em torno de um projeto comum. Criar um movimento de pressão pelas verbas públicas.
- Como tornar as ações de cada entidade presente em política pública? Deve-se encarar o debate sobre a briga por recursos, a partir do direito à comunicação, já que nas outras áreas também se debate financiamento do Estado pela garantia dos direitos. Exemplo: Educação, Saúde etc.
- Refazer a agenda da comunicação alternativa e popular no Ceará;
- Deve-se incluir no manifesto mais claramente a questão do direito à comunicação.
- Levar o debate e aproximar mais as discussões sobre o tema nas comunidades.
- Como fica a questão da acessibilidade da informação para pessoas com deficiência?
- Deve-se fortalecer a comunicação popular nos bairros para termos base social, referendada a partir da produção de uma comunicação militante.
- A grande causa do Fórum Mídia Livre não deve estar baseada na disputa por recursos apenas.
- Fortaleza tem exemplo de como se deu a relação do governo com a mídia popular e alternativa no período em que Maria Luiza foi prefeita, com o movimento do Arco-Cepoca.
- A sugestão do portal pode ser um primeiro passo para iniciar a convergência das iniciativas.
- Pode ser realizado um Seminário local para aglutinar e reunir novamente as iniciativas de Fortaleza.
- Bom repensar a formação acadêmica, mas deve-se considerar que a Universidade, a academia não vê com bons olhos esse debate.
- Como fazer pra termos pautas concretas? Realizar conversas com quem já produz comunicação popular e alternativa?

Nenhum comentário: