Veja as gravações da Conferência Livre do dia 15/08


Vídeo - Conferência Livre do Seminário Itinerante
Para assistir aos outros vídeos, acesse:
http://pt-br.justin.tv/forummidialivre

Fotos da oficina de FOTOGRAFIA.

Fotos da oficina de Fotografia – Ligth Painting.

Fotos da oficina de TWITTER.

Fotos da oficina de Estratégias de Comunicação em Mídia Social, ênfase no Twitter.

Fotos da oficina de MASHUP.

Fotos da oficina de Criação de Mashups em Áudio.

Fotos da oficina de PODCAST.

Fotos da oficina de PodCasts – ou Faça sua Própria Rádio.

Fotos da oficina de BLOG.

Fotos da oficina de Blog e Comunicação Institucional.

Transmissão ao vivo da desconferência "Nós somos a mídia"

Acompanhe ao vivo pelo blog a transmissão da primeira etapa do seminário itinerante, a Conferência Livre "Nós somos a mídia".
A desconferência terá início às 14h e conta com a presença de Erlon Paschoal, André Metzel, Ruth Reis, Daniela Zanetti, Gilber Machado, Flavia Bernardina, Saulo Pratti, Fabrício Noronha, Fábio Malini e Julio Valentim.
Envie comentários, sugestões e perguntas. Particpe também via twitter pelo tag #fml.

Inscrições para a desconferência continuam, das oficinas estão encerradas

As oficinas do Seminário Itinerante preencheram, em menos de 48 horas, todas as suas vagas. Vamos enviar email para todos confirmando a inscrição.

A organização agradece a participação de todos e convida para a Desconferência (conferência livre) "Nós Somos a Mídia", a ser realizada às 14 horas no auditório do Núcleo de Multimeios. Não esqueçam de fazer a inscrição para essa conferência livre. E depois tragam os assuntos que queiram discutir, porque, numa conferência livre, todos opinam, sem intermediação.

Até o próximo sábado.

Seminário Itinerante "Nós Somos a Mídia" dá partida para II Fórum de Mídia Livre, que será em Vitória

O II Fórum Mídia Livre ocorrerá em Vitória nos dias 13 a 15 de novembro. Até lá midialivristas capixabas irão percorrer o estado, do Sul ao Norte, para divulgar o evento, através do Seminário Aberto Itinerante "Nós Somos a Mídia".


A caravana midialivrista capixaba começa na capital, na Universidade Federal do Espírito Santo. E todos estão convidados a participar. Inscreva-se.


"Nós somos a Mídia"

Seminário Aberto Itinerante

rumo ao II Fórum de Mídia Livre

15 de agosto - 9h às 18h
Núcleo de Multimeios (Bob Esponja) - Centro de Artes - Ufes


Programação

9h – Abertura

9h30 – Oficinas de Mídia Livre


1) PodCasts – ou Faça sua Própria Rádio

Oficineiros: Marcelo Daigo, Yuri Santos e Osvaldo Oleare

Resumo: participantes produzem dois podcasts para a Rádio Mídia Livre. O objetivo é aprender técnicas de produção e divulgação de podcasts.

Vagas: 15 pessoas


2) Blogs e Comunicação Institucional

Oficineiros: Thalles Waichert e Fábio Malini

Resumo: participantes produzem textos para diferentes gêneros de blogs. O objetivo é mostrar como uma organização/movimento pode mobilizar diferentes públicos em torno dessa mídia social.

Vagas: 20 pessoas


3) Criação de Mashups em Áudio - ESGOTADA

Oficineiros: Murilo Esteves

Resumo: participantes vão produzir mashups em áudio, um dos gêneros de mais rápida circulação na web. Mashup é uma técnica musical que consiste em mixar vários samples de musicas diversas e através de algumas modificações formar uma nova musica. Dentro dessa problemática é possível abordar temas como direitos autorais, sample, morte dos autores e copyleft. A oficina de mashup pretende ser um espaço de junção crítica teórica e prática na construção de musica “comum”.

Vagas: 10 pessoas


4) Estratégias de Comunicação em Mídia Social, ênfase no Twitter - ESGOTADA

Oficineiro: Júlio Valentim

Resumo: Você sabe se comunicar em mídias sociais na internet? Então a idéia é socializar técnicas de guerrilha de informação em redes sociais, principalmente o Twitter. Hoje a mídia de massa é fixação. Informação é na internet. Então o objetivo é mostrar como produzir visibilidade da sua informação em rede.

Vagas: 15 pessoas


5) Fotografia – Ligth Painting - ESGOTADA

Oficineiros: Izais Buson e Thiago Coutinho
Resumo: A técnica fotográfica Light Painting (Pintando com luz) consiste em fazer fotografias com longa exposição e usar os deslocamentos da luz para inscrever desenhos na imagem. A oficina permite aos participantes o contato com uma técnica experimental de fotografia e demonstra como pode ser feita a manipulação da imagem sem o uso de programas de pós-produção.

Após a produção das fotografias, haverá uma seleção e as principais imagens que dialoguem com a causa midialivrista serão publicados no blog do evento.

Vagas: 7 pessoas


14h às 18hDesconferência “Nós somos a mídia! Debate sobre estado da mídia e da cultura no Espírito Santo.Sem muros de lamentação. Resistir é criar. O Barcamp "nós somos a mídia" visa discutir o estado da mídia e da cultura no Espírito Santo. Quais são as possibilidades e as limitação para a criação de mídias hoje no Espírito Santo? Há modelos de negócio para o empreendedorismo em mídia livre? Recombinar ou remixar é violar direito autoral? Como os processos de colaboração e compartilhamento geram novas linguagens de mídia? Essas e outras questões serão discutidas na desconferência.

Desconferência "Nós Somos a Mídia"


O próximo sábado (15) vai ser agitado na Ufes. Vamos ter um dia de muita produção e reflexão sobre a nossa mídia. Para começar espantando a preguiça, vamos logo pela manhã, de 9h às 13h, botar a mão na massa com as oficinas práticas. O cardápio está diverso. As opções são: “PodCasts – ou Faça sua Própria Rádio”, “Criação de Mashups em Áudio”, “Blogs e Comunicação Institucional”, “Estratégias de Comunicação em Mídia Social, ênfase no Twitter” e “Fotografia – Light Painting”. Abaixo a gente explica melhor os conteúdos delas. As vagas são limitadas e as inscrições são aqui mesmo no site. Elas acontecerão ao mesmo tempo e são gratuitas.


Á tarde, das 14h às 18h, é hora de conversar sobre os assuntos coletivamente. “Nós somos a mídia! Como ampliar a mídia e a cultura livre no Estado?”. Esse é o mote da discussão. Como os processos de colaboração e compartilhamento geram novas linguagens de mídia? Quais são as possibilidades e as limitações para a criação de mídias hoje no Espírito Santo? Essas e outras questões serão definidas na desconferência.